Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Adenovirose

A adenovirose é causada pelo adenovírus, que é dividido em dois subtipos, I e II. É responsável por provocar problemas respiratórios graves nos animais, entre outros, esse vírus é também um dos principais desencadeadores de doenças como a Hepatite Infecciosa Canina e a Tosse dos Canis, chamada de gripe dos cães. Cada uma das classes da adenovirose é causadora de problemas específicos e diferentes.

Sintomas da Adenovirose

Adenovírus Tipo I
É o principal causador da Hepatite Infecciosa Canina. Seus sintomas incluem vômitos, diarreia, falta de apetite, cansaço, dores abdominais, presença de sangue nas fezes e febre. Em casos mais graves, pode afetar o sistema neurológico dos cães e desencadear sinais como depressão, convulsões e coma, podendo ser fatal.
Adenovírus Tipo II
É um dos agentes que desencadeia a Tosse dos Canis, também conhecida como gripe canina, provocando complicações no trato respiratório dos cachorros. Crises de tosse seca constantes e espirros são os principais sintomas da doença; que também pode se desenvolver e provocar febres, anorexia, secreções nasais e muita apatia. Em casos não tratados, o problema pode evoluir para uma pneumonia, levando o cão à morte.

Transmissão da Adenovirose

A convivência em ambientes com muitos animais, falta de higiene e baixa imunidade do cachorro fazem parte do grupo de facilitadores das doenças geradas pelo adenovírus. O vírus pode acometer cães que entrem em contato com ambientes e objetos que tenham sido usados por um animal contaminado. Pet shops, parques, hotéis para pets e até clínicas veterinárias entram no grupo de locais de risco, assim como objetos de uso de um animal doente, incluindo bebedouros, tigelas e brinquedos.

Tratamento

O tratamento para a adenovirose é feito através de terapia medicamentosa escolhida pelo médico veterinário. Não se deve, jamais, medicar o animal sem o acompanhamento de um profissional qualificado, pois o quadro do animal pode piorar de forma significativa, levando o mesmo a óbito.

Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. A adenovirose é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa