Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Cinomose

A cinomose se trata de uma doença causada por vírus que acomete cães mais jovens em seu primeiro ano de vida, pode também infectar animais adultos que não tenham sido imunizados ou que estejam com o sistema imunológico debilitado. É uma doença sistêmica, podendo atuar em todo o organismo, e altamente contagiosa. O vírus dura em média três meses no ambiente após a retirada do portador.

Transmissão da cinomose

A transmissão da cinomose se dá através de cães que se contaminam por contato direto com outros animais já infectados, ou pelas vias respiratórias, ar contaminado ou por objetos que já tiveram contato com o portador da cinomose. A transmissão direta é por secreção do nariz e boca de cachorros infectados que é a principal fonte de infecção.

Sintomas da cinomose

Pode haver perda de apetite, corrimento ocular e nasal, diarreia, vômito e sintomas nervosos (tiques nervosos, convulsões e paralisias), dificuldade de respirar e febre. A doença se apresenta em fases, podendo pular uma delas eventualmente. Inicia-se pela fase respiratória (pneumonia e secreção nasal com pus), e ocular (secreção ocular com pus, em grande quantidade). De acordo com o estado imunológico do animal ele pode vir a óbito.

Tratamento

Não existe cura para a cinomose. O tratamento consiste em usar medicamentos para o controle dos sintomas. É importante que o animal seja mantido em um ambiente limpo, com temperatura agradável e alimentação correta de acordo com as indicações do veterinário.

Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. A cinomose é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.