Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Coronavirose

A coronavirose é uma doença viral bastante séria e altamente contagiosa. Também conhecida como Gastrointerite Contagiosa dos Cães, a doença tem o vírus chamado de Corona como agente, e pode ser transmitida para animais como gatos e bovinos e até seres humanos, sendo considerada uma zoonose. Frequentemente confundida com a parvovirose, a coronavirose desencadeia uma série de sintomas bastante parecidos com os da parvo, apenas de forma mais branda, incluindo diarreias em forma de jatos, perda de apetite e febre, entre outros.

Sintomas da coronavirose

Os principais sinais da doença são bastante parecidos com os sintomas da parvovirose, e incluem febre, vômitos, apatia, desidratação, anemia, cólicas estomacais, perda de apetite e diarreia, que ocorre em forma de jatos, tem cor alaranjada e não possui odor forte. Afetando o trato intestinal dos cachorros, a coronavirose raramente se espalha para outros órgãos do animal.

Transmissão

A forma mais comum de contaminação da coronavirose é por meio do contato de cães sadios com as fezes de animais infectados, sendo que o contato com qualquer tipo de mucosa ou secreção infectada também favorece a propagação. Os primeiros sinais da doença já começam a se manifestar nos cachorros acometidos cerca de três dias até sete após o contágio. Objetos usados pelos cachorros doentes também ficam infectados pelo vírus corona, assim como o ambiente em que ele vive e despeja suas fezes. Portanto, os itens de uso de um cão contaminado pela coronavirose devem ser esterilizados e limpos com produtos desinfetantes apropriados antes que qualquer animal sadio tenha contato direto com eles.

Tratamento

Por se manifestar com sintomas muito semelhantes aos de outras complicações, o diagnóstico da doença só pode ser definido por meio de exames laboratoriais específicos. É importante lembrar que, mesmo nos casos em que o cão não apresenta sintomas intensos e melhora com o passar dos dias, ele ainda está contaminado e, portanto, deve ser tratado para que não atue como um propagador da doença.
Sem a existência de um medicamento que atue diretamente no combate do vírus corona, a coronavirose é tratada, principalmente, para que sejam aliviados os sintomas e as complicações causadas nos cães, com um tratamento de suporte associado a medicações sistêmicas para proporcionar a cura e evitar propagação para outros animais.
Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. A coronavirose é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa