Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Hepatite infecciosa canina

A hepatite infecciosa canina também conhecida como doença de Rubarth ou HIC é uma doença transmitida por vírus, o adenovírus canino 1 (CAV-1), que afeta o fígado dos cães. Filhotes com menos de um ano de idade são mais propensos a contrair a doença, podendo ser fatal, causando a morte do cachorro em alguns dias.

Sintomas da HIC

Facilmente confundidos com os da cinomose os sintomas da hepatite infecciosa canina podem variar de acordo com o grau da doença e com o estado imunológico do cachorro. Existem três níveis: o crônico, o agudo e o superagudo. No grau crônico, forma mais branda da doença, os sintomas da hepatite infecciosa canina quase não se fazem presentes. O segundo grau é o agudo, nele os sintomas são graves: vômitos, febre e diarreias com sangue. Em alguns casos mais severos o sistema nervoso do animal é afetado, podendo haver paralisia e convulsões. O terceiro e mais grave é o superagudo, os sintomas da hepatite infecciosa canina podem nem aparecer, a doença atinge o organismo de uma forma intensa, levando o cachorro a morte rapidamente.

Transmissão da HIC

A hepatite infecciosa canina é uma doença de fácil transmissão. Basta o cão entrar em contato com ambientes e objetos que tenham sido usados por um animal doente. Pet shops, parques, hotéis para pets e até clínicas veterinárias entram no grupo de locais de risco, assim como objetos de uso de um animal contaminado, incluindo bebedouros, tigelas e brinquedos.

Tratamento

Não existe um medicamento específico para a doença. O tratamento é feito para tratar os sintomas apresentados. Além do controle dos sintomas pode ser feito o uso de antibióticos para evitar infecções ou transfusões de sangue para ajudar o organismo contra o vírus.

Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. A hepatite infeciosa canina é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa