Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Leptospirose canina

A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida por uma bactéria presente na urina de alguns ratos contaminados, qualquer contato com um rato ou com a urina dele pode ser perigoso. As épocas de maior contágio são o verão e o outono, estações características pelo calor e pela grande quantidade de chuva, clima ideal para a sobrevivência da bactéria. A leptospirose canina não é considerada uma doença fatal, mas é importante se preocupar com a prevenção por ser uma zoonose, doença que é transmitida também para o homem.

Sintomas da leptospirose canina

Dentre os sintomas estão mucosas amareladas, aparecimento de lesões na boca, hematomas e manchas na pele, mudança no comportamento e depressão, falta de apetite, vômitos, urina com sangue e febre. Além dos sintomas da leptospirose aparentes ocorre o aumento do número de glóbulos brancos no sangue e uma perda considerável de proteína pela urina. Todos os sintomas da leptospirose dependem da idade do cachorro, do seu estado imunológico e de saúde. A bactéria age de maneiras diferentes em cada organismo, podendo em alguns cães não apresentar sintomas.

Tratamento da doença

O tratamento da doença pode ser iniciado antes mesmo do diagnóstico exato ao serem utilizados medicamentos que atingem apenas os sintomas específicos. Após o diagnóstico são aplicados antibióticos para impedir a proliferação da bactéria da leptospirose com o intuito de reduzir os danos causados ao animal e permitir que ele se recupere.

Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. A leptospirose canina é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.