Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Parainfluenza canina

A parainfluenza canina é causada pelo Adenovírus Tipo II que pertence à família Paramyxoviridae, e junto com outros grupos de patogénicos é responsável pela traqueobronquite infecciosa canina, que popularmente se conhece como tosse dos canis.

Sintomas da parainfluenza canina

A parainfluenza canina tem um período de incubação que oscila entre os 4 e 7 dias, durante este período o cão não manifesta nenhum sintoma. Quando o vírus já se está replicando, o sintoma mais evidente é a tosse seca severa que finaliza com arcadas, no entanto, pode vir a ter os seguintes sintomas: descarga nasal e ocular, febre, letargia, perda de apetite, broncopneumonia, tosse, vômitos e expulsão de fleumas.

Transmissão da parainfluenza canina

A transmissão ocorre por via aérea de um cão para o outro através de pequenas gotas que os cachorros segregam através do seu nariz e/ou boca. O vírus parainfluenza canina fixa-se e replica-se nas células que recobrem a traqueia, os brônquios e os bronquíolos, a mucosa nasal e os gânglios linfáticos, causando principalmente um quadro clínico de nível respiratório.

Tratamento

O tratamento da parainfluenza canina costuma ser sintomático, uma vez que em um período aproximado de 10 dias o cão já deverá ter gerado anticorpos suficientes. Podem ser usados fármacos antipiréticos (para diminuir a febre) e expectorantes para aliviar a acumulação de mucosidade nas vias respiratórias. Alguns veterinários podem optar pelo uso de antibióticos para prevenir complicações.

Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. A parainfluenza canina é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.