Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Parvovirose

Parvovirose canina é uma doença altamente contagiosa comum entre os cães. O vírus pode ser encontrado nas fezes vários dias antes dos sinais clínicos aparecerem e pode durar de 7 a 14 dias após o início da doença. A forma mais comum da parvovirose é a intestinal conhecida como enterite. Parvo vírus enterite é caracterizada por vômitos, diarreia, desidratação, fezes escuras ou com sangue, e em casos graves febre e redução dos glóbulos brancos. A doença acomete cães de qualquer raça, sexo ou idade, podendo progredir rapidamente e levar a morte.

Sintomas da Parvovirose

Vômito, letargia, anorexia, grande perda de peso, febre e diarreia com sangue são os principais sintomas da doença. Grande parte dos casos de parvovirose são observados em cães com menos de 6 meses de idade. Os casos mais graves ocorrem em cachorros com menos de 12 semanas, embora cães adultos também possam ser acometidos. A maioria dos cães com parvovirose apresenta febre alta, chegando à temperatura de 41ºC, seguida de desidratação.

Transmissão da Parvovirose

A parvovirose é transmitida através do contato com fezes contaminadas. O vírus sobrevive em roupas, potes de comida, e pisos. Insetos e roedores podem também servir como vetores que auxiliam na transmissão da doença.

Tratamento

Cães com parvovirose ficam muito desidratados, precisam ser internados e isolados de outros animais. Eles recebem fluidos e eletrólitos para repor as perdas devido à desidratação. Em casos muito graves, utiliza-se expansores plasmáticos, para que o cão não tenha um choque hipovolêmico. É administrado também antibióticos e remédios para tratar os sintomas. Após o tratamento, a alimentação precisa ser feita de forma gradativa e com rações especiais, pois elas possuem uma absorção mais eficaz, ideal para cães em recuperação. Depois de recuperado alguns cães podem apresentar sequelas. O resultado do tratamento vai depender da imunidade do cachorro e o estágio atual da doença. Quanto antes for diagnosticada, mais chances de sucesso no tratamento.

Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. Parvovirose é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.