fbpx

Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Adenovirose

O adenovírus canino é um vírus no qual duas variantes já foram identificadas: o Adenovírus canino tipo 1, que é o agente causador da hepatite infecciosa canina; e o Adenovírus canino tipo 2, que é um dos causadores da traqueobronquite infecciosa canina. Os adenovírus tipo 1 e tipo 2 estão relacionados, possibilitando imunidade cruzada. Assim, quando usamos o adenovírus tipo 2, conseguimos proteger o animal para ambas enfermidades.

Sintomas da Adenovirose

A traqueobronquite infecciosa canina ou “tosse dos canis” é uma doença aguda altamente contagiosa que afeta as vias aéreas respiratórias. A tosse seca ou produtiva é a principal manifestação, podendo evoluir para quadros de pneumonia com o aparecimento de sinais sistêmicos. A doença pode acometer animais de qualquer idade.

Transmissão da Adenovirose

A transmissão do adenovírus se dá através de aerossóis, o que faz com que lugares com muita aglomeração de animais como feiras, parques, pet shops, hotéis e clínicas veterinárias sejam locais com maior risco. A transmissão também pode ocorrer através de gaiolas, camas, bebedouros e comedouros que estejam contaminados.

Tratamento

A traqueobronquite infecciosa que pode ser causada pelo adenovírus tipo 2 é uma doença autolimitante, ou seja, na grande maioria das vezes o acompanhamento Veterinário e o tratamento adequado solucionam a infecção em poucos dias. Lembrando que o acompanhamento do profissional é indispensável para o diagnóstico tratamento adequado da doença, uma vez que o ato de medicar o cão por conta própria pode piorar o quadro do animal.

Essa é uma doença em que a prevenção é essencial, vacinando seu cãozinho com a Elevencell Vac e seguindo corretamente o protocolo de imunização do filhote e os reforços anuais. A adenovirose é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.