fbpx

Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Cinomose

A cinomose é uma doença infecciosa muito grave causada por um vírus, que afeta principalmente cães mais jovens, animais não vacinados ou com falha no protocolo de imunização. Entretanto, o vírus pode acometer animais de qualquer raça, sexo ou idade. É uma doença multissistêmica, com capacidade de causar sinais clínicos em todo o organismo. Apesar disso, a gravidade da doença e a morte dos animais acometidos estão relacionadas às lesões neurológicas.

Transmissão da cinomose

A transmissão da cinomose ocorre por contato direto, ou seja, o animal infectado elimina o vírus através de suas excreções e secreções. Assim, o animal que ainda não está infectado contrai a doença por estar no mesmo ambiente e ter contato com a urina, fezes, saliva, brinquedos e objetos contaminados.

Sintomas da cinomose

Os sinais clínicos são variados, podem apresentar sinais respiratórios, gastrointestinais, oftálmicos, dermatológicos e neurológicos, dentre eles: vômito, diarreia, anorexia, depressão, tosse, pústulas (bolhas de pus) no abdômen, hiperqueratose dos coxins, hipoplasia do esmalte dentário, conjuntivites e outras infecções oculares. Já os sinais neurológicos dependem da região afetada pelo vírus, mas mioclonias, convulsões e paralisias estão entre eles. De acordo com o estado do animal e a progressão da doença, ele pode vir a óbito.

Tratamento

O tratamento da cinomose é de suporte, ou seja, não existe um medicamento especifico para o vírus da cinomose, é preciso tratar todos os sintomas apresentados pelo animal. A resposta positiva ao tratamento está diretamente ligada ao estado imunológico do animal e à rapidez com que é instaurado o tratamento pelo Médico Veterinário.

A melhor forma de prevenção é a vacinação, seguindo corretamente todo o protocolo de imunização do filhote e os reforços anuais. Além da cinomose, a Vacina Elevencell protege contra outras doenças muito importantes. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.