fbpx

Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Coronavirose

A coronavirose é uma doença viral transmitira pelo Coronavírus canino. É caracterizada por uma enterite, ou seja, uma infecção intestinal. Pode acometer animais de todas idades. No entanto, animais jovens são mais atingidos. A coronavirose é frequentemente confundida com a parvovirose, pois ambas podem acometer o animal juntas aumentando a morbidade e mortalidade. Porém, a coronavirose é menos grave do que a enterite por parvovírus.

Sintomas da coronavirose

Os sinais clínicos da coronavirose são parecidos com os da parvovirose, no entanto se apresentam de forma menos grave. Apatia, anorexia, vômito, diarréia que raramente vai se apresentar hemorrágica e dificilmente progride para septicemia ou morte do animal acometido.

Transmissão

A transmissão da coronavirose é de forma direta por contato de secreções e excreções de animais contaminados, ou seja, um animal saudável entra em contato com as fezes, ambiente ou brinquedos de um animal contaminado, contraindo a doença. Por esse motivo, a higienização do ambiente e isolamento de animais doentes é extremamente importante.

Tratamento

O tratamento é semelhante ao tratamento adotado em outros casos de enterite, não tendo uma medicação específica para o vírus. O tratamento é de suporte para todos os sintomas apresentados. Assim como em outras viroses, o animal deve ser isolado de animais saudáveis para impedir a propagação da doença e para que ganhe toda a atenção e suporte necessários para a melhora do quadro clínico.

Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. A coronavirose é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.