fbpx

Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Hepatite infecciosa canina

A hepatite infecciosa canina (ou doença de Rubarth, como também é conhecida) é causada pelo adenovírus canino tipo 1 e acomete principalmente cães com menos de um ano e não vacinados. Os adenovírus são muito resistentes a desinfecção e eliminação do ambiente.

Sintomas da HIC

A hepatite infecciosa canina pode se manifestar de três formas: superaguda, aguda e crônica. No quadro superagudo, o diagnóstico da doença muitas vezes se dá após o óbito do animal, pois os sinais clínicos se manifestam num curto período. Muitos tutores confundem a doença com envenenamento. No quadro agudo, sinais clínicos como apatia, linfoadenomegalia, anorexia, febre, vômito, diarreia com ou sem presença de sangue, icterícia, alterações oculares e sinais neurológicos podem ser observados. No quadro crônico da doença, muitos dos sinais clínicos não são percebidos e apenas algumas alterações oculares são perceptíveis.

Transmissão da HIC

A transmissão ocorre através do contato direto de um animal ainda não infectado com as secreções e excreções de animais que estejam contaminados. Os objetos que os animais contaminados têm acesso e o ambiente que frequentam são também fonte de contaminação para outros animais.

Tratamento

O tratamento da doença é sintomático, ou seja, trata-se os sintomas que o animal apresenta, além de prover o suporte necessário durante o curso da doença. Ações que devem ser tomadas pelo Médico Veterinário, com o animal devidamente isolado de animais saudáveis.

Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. A hepatite infeciosa canina é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.