fbpx

Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Leptospirose canina

Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Se trata de uma zoonose que pode infectar diversas espécies, incluindo o homem. Ela possui diversos sorovares, no entanto, apenas alguns já foram descritos como causadores da doença em cachorros.

Sintomas da leptospirose canina

A leptospirose desencadeia normalmente lesões no fígado e rins, o que ocasiona na maioria das vezes apatia, febre, desidratação, icterícia, dor abdominal, vômito com a presença de sangue, diarreia (que pode ser hemorrágica), manchas avermelhadas na pele ou urina de coloração escura. No entanto, os sinais clínicos podem variar dependendo do estado imunológico do animal e do sorovar infectante.

Transmissão da leptospirose canina

As leptospiras podem sobreviver no ambiente caso haja condições adequadas de pH, temperatura e umidade; o que acaba ocasionando épocas de maior contágio em estações com calor e altos índices pluviométricos, como o verão. Nele, a água infectada por urina e tecidos provenientes de animais infectados podem ser uma forma de transmissão. Além da água contaminada, outras fontes como alimentos contaminados com urina de animais infectados ou ambientes contaminados servem de meios de infecção.

Tratamento

O tratamento da doença consiste em antibioticoterapia por ser causada por uma bactéria. As leptospiras são sensíveis a uma ampla variedade de antibióticos, sendo de escolha do Médico Veterinário o mais apropriado. Além disso, a terapia de suporte para os sinais clínicos é essencial para a recuperação completa do animal.

Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. A leptospirose canina é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.