fbpx

Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Parainfluenza canina

O vírus parainfluenza canino é um dos vários patógenos causadores da traqueobronquite infecciosa, ou “tosse dos canis”, como também é conhecida. Uma importante enfermidade nos cães que acomete normalmente animais jovens não vacinados. No entanto esse vírus também pode atuar junto a outros patógenos causando doenças sistêmicas mais graves.

Sintomas da parainfluenza canina

Na maioria das vezes, a infecção se restringe ao trato respiratório, ocasionando uma traqueobronquite aguda limitante. Os sinais clínicos mais evidentes são a tosse produtiva ou não, suave ou muito ruidosa; e febre. Outros sinais podem estar associados no caso de infecção conjunta a outro agente ou conforme quadro geral e imunidade do animal acometido.

Transmissão da parainfluenza canina

É um vírus extremamente infeccioso, e pode ser transmitido por aerossóis de um animal infectado para outro ou por contato direto com o ambiente contaminado. No entanto, esse vírus não persiste muito tempo no ambiente.

Tratamento

Em muitos casos, por ser uma doença autolimitante, a terapia medicamentosa pode não ser necessária, porém, apenas o Veterinário responsável pelo diagnóstico poderá fazer a melhor indicação. Alguns animais precisam de terapia por estar com um quadro mais grave, necessitando de tratamento sintomático.

Para prevenir, basta vacinar seu cãozinho com a Elevencell Vac 11 seguindo corretamente a aplicação das doses iniciais para filhotes, mantendo o reforço anual. A parainfluenza canina é apenas uma das doenças que a vacina irá proteger. Dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.