fbpx

Blog Elevencell

Conheça as doenças
Que podem assombrar a saúde
do seu filhote!

Parvovirose

A parvovirose canina é uma doença contagiosa causada pelo parvovírus e é uma das principais causas de infecções intestinais em cachorros com até seis meses de vida. No entanto pode acometer cães de todas as raças, idades e ambos os sexos. O parvovírus é altamente resistente em condições normais, podendo manter o ambiente contaminado de meses a anos.

Sintomas da Parvovirose

A maioria dos casos de parvovirose tem sinais como prostração, anorexia, vômitos frequentes, sialorreia, febre, dor abdominal, e diarreia hemorrágica volumosa com odor muito fétido. Os sinais iniciais, quando não tratados, podem progredir rapidamente para quadros mais graves, levando o animal a óbito.

Transmissão da Parvovirose

Altamente contagiosa, a parvovirose é transmitida por contato direto, dessa forma o cachorro não contaminado precisa entrar em contato com as partículas virais presentes nas fezes e secreções de animais contaminados, ambiente, brinquedos, objetos pessoais. Outras espécies de animais também podem servir de meios para a disseminação da doença.

Tratamento

O tratamento da parvovirose é de suporte e está diretamente ligado à taxa de sobrevivência dos animais acometidos pela doença. Sendo assim, todos os sinais clínicos apresentados por eles devem receber atenção. Cães sem tratamento tem poucas chances de sobrevivência. Os cuidados com a doença são de responsabilidade do Médico Veterinário e os animais infectados precisam ser isolados dos saudáveis por questões de segurança e para melhores condições de tratamento.

A melhor forma de prevenir seu cão é vacinando-o. A Elevencell Vac é uma vacina polivalente que irá proteger seu cão das principais doenças que acometem os cães, incluindo a parvovirose. Siga o calendário vacinal e dê o cuidado e a proteção que seu cãozinho precisa.